quinta-feira, 10 de setembro de 2009






GESTAR II – Língua Portuguesa
Por Angela Venite – formadora

Uma nova proposta metodológica para o ensino da Língua Portuguesa através de textos.

Ensinar e aprender a Língua Portuguesa sempre foi um desafio para qualquer pessoa. Somos falantes da língua e no entanto, encontramos tantas dificuldades. Isso justifica-se quando analisamos o Brasil como um país que acolhe uma diversidade cultural imensa, que influencia no nosso jeito de falar e também nos costumes, nas tradições. Podemos afirmar que no Brasil nós temos uma Língua Brasileira, uma mescla de toda esta pluralidade cultural, o que torna nossa língua dinâmica e encantadora.
Para organizar toda esta mistura, os estudiosos criaram a Língua Padrão, aquele que todos devem aprender, para se comunicar em qualquer lugar do Brasil, que conhecemos no processo de aprendizagem escolar.
Nos anos iniciais aprendemos a decodificar letras, palavras, frases e textos. Quando completamos este ciclo, já sabemos ler. Posteriormente, estudamos a gramática com todas as suas regras e exceções. E esta língua tão viva, tão criativa, não nos parece mais assim, porque passa a ser difícil de entender dentro da escola. Aprendemos a identificar o sujeito e o predicado e muitas vezes não entendemos o significado da frase.
Não quero de maneira nenhuma dizer que não se deva ensinar estes conteúdos ou outros da gramática, o que estou tentando dizer é que toda nossa comunicação se dá por textos, não em fragmentos gramáticos. E esta é a proposta do Programa GESTAR, oferecer o ensino de Língua Portuguesa através de textos.
Segundo o TP4, na seção 01, sobre Letramento, escrever é uma atividade importante tanto dentro como fora da escola. A escrita ocorre porque exerce diferentes funções comunicativas e finalidades, considerando os objetivos de quem escreve e de quem lê. Em sala de aula, a prática da escrita deve preparar os alunos para se comunicarem adequadamente nas diferentes funções de trabalho que venha a ocupar, na continuidade dos estudos, no lazer, nas resoluções de problemas do cotidiano, na religião.
O aprendizado e o desenvolvimento da leitura e da escrita ocorrem parte no cotidiano e parte por meio de atividades sistemáticas na escola, com a utilização de reflexões sobre as práticas de nossa cultura e de outras culturas.
Trabalhar a leitura e a escrita de forma eficiente depende do desenvolvimento de atividades que levem o aluno e o professor a praticar e refletir sobre as diferentes situações sociocomunicativas, os gêneros, as técnicas de leitura e escrita, dependendo dos objetivos e temas propostos. Quando ensinamos-aprendemos desta forma, desenvolvemos diferentes olhares sobre os nossos textos e os dos outros autores. O desenvolvimento das competências de leitura e escrita depende também da intervenção criativa, crítica e funcional do docente que planeja atividades e práticas de leitura e escrita que sejam prazerosas e significativas para os alunos.
Em busca desta nova forma de ensinar, 19 (dezenove) professoras freqüentam as oficinas de estudos do GESTAR a cada quinze dias, nas manhãs de sábado.
Estudamos os TPs (cadernos de Teoria e Prática) e realizamos algumas atividades para serem aplicadas e com os alunos em sala. Fizemos até o momento o estudo de:
TP3 – Gêneros e tipos textuais;
TP4 – Leitura e processos de escrita I
TP5 – Estilo, Coerência e Coesão.
Cada TP está dividido em 04 Unidades que por sua vez se dividem em 03 seções específicas.
Este estudo resultou em dezenove projetos que estão sendo desenvolvidos pelas cursistas em suas respectivas escolas.
O Programa GESTAR não é a solução para o ensino da Língua Portuguesa, mas um caminho alternativo para a melhoria na qualidade de ensino.
Acredito no sucesso de todos os envolvidos, por ser um grupo coeso e comprometido com seu trabalho.
Temos ainda mais três cadernos a serem estudados até dezembro, e até lá muitas idéias novas surgirão para o ensino da nossa Língua Brasileira.
Aos meus colegas de trabalho e colegas cursistas, meus agradecimentos pela oportunidade e confiança neste processo de aprendizagem.


Obs. Segue um exemplo de projeto que está sendo desenvolvido com os alunos na Escola Sírio Borges.

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